Livro "A Elizabeth desapareceu"
Entre Páginas

Livro “A Elizabeth Desapareceu”

Encontrei este livro numa promoção. A capa chamou-me a atenção (ora aqui está o poder de uma capa!), peguei nele e li a sinopse. E eis que percebi que era narrado por uma senhora com Alzheimer o que me prendeu suficientemente a atenção para o comprar. Nunca tinha ouvido falar dele nem da escritora, mas há alturas na vida em que uma pessoa se questiona “Why not?”. E eu pessoalmente, de vez em quando gosto de comprar livros um bocadinho “às cegas”. Até porque geralmente é quando surgem as melhores surpresas.

Enão este livro é narrado pela Maud, que é uma senhora com Alzheimer que entre cuidadores e a própria filha Helen, não costuma ser deixada sozinha. A sua vida é regida por papéis e bilhetinhos que ela vai escrevendo com coisas que não se quer esquecer. A casa dela também é um aglomerado de legendas de objetos ou notas como “Não Cozinhar” ou “O almoço é para ser comido apenas ao meio dia”. O principal problema é que tantas são as coisas que ela escreve que o seu bolso do casaco é geralmente um oceano de bilhetes, sem data que ela não consegue organizar. Há um dia em que encontra um bilhete que diz “A Elizabeth desapareceu”. Assim começa a busca incessante por uma das suas maiores amigas. O problema é que é difícil seguir uma investigação quando nem ninguém nos leva a sério, nem nos recordamos tempo suficiente das pistas para podermos levar a coisa a algum lado.

É muito interessante o paralelismo que é feito com a história do desaparecimento da irmã de Maud, 70 anos antes e a forma como ela inconscientemente liga e mistura as duas histórias.

Este livro também nos puxa para o assunto dos cuidadores. Nem sempre são valorizados e vamos notando ao longo do livro o cansaço e a exaustão de Helen, a filha, à medida que a deterioração cognitiva de Maud também se vai acentuando. É um murro no estômago.

Ainda assim, apesar da realidade tão dura que nos apresenta é também um livro muito completo e bom de se ler. Porque nem tudo na vida são rosas e não é mau que os livros que lemos nos lembrem disso.

Podes comprar o teu exemplar aqui.  

Livro "A Elizabeth desapareceu"

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

%d bloggers like this: