livro onde cantam os grilos
Entre Páginas

Livro “Onde Cantam os Grilos”

O livro “Onde Cantam os Grilos” pareceu-me ser, acima de tudo, uma ode à inocência. A inocência de uma criança negra, carinhosamente apelidada de Formiga, que foi deixada à porta da Herdade dos Vaz com poucos dias de vida.

O Formiga tem agora 10 anos e retrata-nos de forma caricata e apaixonante a vida dos criados e dos vários membros da família Vaz, por quem ele nutre tanta admiração. Nunca saiu da herdade. Mas vê o Mundo de uma forma grandiosa. O seu mundo. Com os seus habitantes. Na sua herdade. Podia não ter vivido muito, mas este mundo que dele era ensinou-lhe o que era preciso. E aprendeu de forma crua que segredo que é segredo, é para ser guardado.

Claro que, como qualquer história clássica, nem tudo são rosas e a família Vaz está envolta numa maldição em que há vários séculos apenas um herdeiro de cada geração sobrevive. O que pode ser um problema uma vez que o senhor Vaz e a Dona Leonor tiveram três filhos: a Ana, com 18 anos, o Fernando com 17 e a Clara com 16. Se a maldição é ou não real, não vos vou dizer. Deixar-vos-ei com o mistério.

“Há sempre um motivo para sorrir, algures, se não for por nós, é pela felicidade dos outros. Basta ter coração para o fazer”

As minhas críticas a “Onde Cantam os Grilos” passam sobretudo por sentir que deixou algumas pontas em branco. Senti que ficou muito por se saber do Formiga, e que alguns dos momentos do livro que me suscitaram curiosidade acabaram por não ter uma resposta no fim. Senti que muito é deixado à nossa imaginação, o que não é necessariamente mau.

Outra coisa que também senti é que por vezes a história não desenrolava. Passavam-se muitas páginas em descrições da herdade ou de quem lá vivia, o que entendo que seja importante para construir e enriquecer cada personagem, mas em certas alturas senti que tinha sido mais benéfico ver a história a desenrolar.

Ainda assim, “Onde Cantam os Grilos” é um livro delicioso que nos faz rir e sorrir de uma ponta à outra. Sem dúvida nenhuma que vale a leitura.

Comprem o vosso e deixem-se deliciar!

livro onde cantam os grilos

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *